Funções das teclas do teclado

As funções das teclas variam muito de um programa para outro. Vamos falar apenas das funções mais comuns.

Alt: (ALTernate) É uma tecla modificadora. Sozinha não faz nada. Devemos mantê-la apertada enquanto pressionamos outra tecla para que ela modifique a função da outra tecla. Cada programa usa a tecla ALT de um jeito próprio. Geralmente ela é usada em combinação com outras teclas para executar comandos de programa

Back space: Com ela apagamos o caractere que está à esquerda do cursor de texto.

Caps Lock: É a tecla para fixar maiúsculas. Ativando CAPS LOCK o texto digitado sai todo em maiúsculas. Desativando CAPS LOCK o texto sai em minúsculas. A fixação de maiúsculas está ativa quando o led CAPS LOCK do teclado está aceso

Control: ou Ctrl. É uma tecla modificadora. Sozinha não faz nada. Segure CTRL apertada enquanto pressiona outra tecla. Geralmente o CTRL é usado em combinação com outras teclas para executar comandos de programa.

Delete: ou Del. A função desta tecla é apagar, excluir. É usada para apagar o caractere que está do lado direito do cursor de texto. Também apaga arquivos e objetos selecionados na tela.

End: Em geral esta tecla leva o cursor de texto para o fim da linha.

Enter: ou Return. É a tecla para confirmar comandos e para criar linha nova nos textos.

Esc: ou Escape. É a tecla para cancelar a operação em andamento no computador ou para voltar ao passo anterior

Home: Em geral esta tecla manda o cursor de texto para o início da linha.

Insert: ou Ins. Geralmente esta tecla é usada por programas de texto. Ela alterna entre o modo inserção e o modo sobreposição. O modo inserção acrescenta caracteres novos no meio de um texto existente sem apagar o que já foi digitado. O modo sobreposição faz o texto novo sobrepor e eliminar o texto anterior.

Num Lock: É do tipo liga/desliga. Quando seu led está aceso o teclado numérico fica ativo.

Page Up: Nos programas de texto, esta tecla movimenta o texto para baixo, exibindo o texto que estava oculto na parte superior da tela.

Page Down: Nos programas de texto, esta tecla move a página para cima, exibindo a parte do texto que estava oculto na parte inferior da tela.

Pause Break: No sistema DOS, esta tecla interrompe temporariamente a execução de um comando ou programa

Print Screen: No sistema DOS apertando esta tecla enviamos o conteúdo da tela para a impressora. No sistema operacional Windows esta tecla grava uma cópia da tela na área de transferência do Windows.

Scroll Lock: É do tipo liga/desliga. É usada para ativar e desativar o uso do teclado numérico para rolagem de páginas. A função Scroll Lock está ativa quando o seu led de teclado está aceso.

Shift: É uma tecla modificadora. Mantenha SHIFT pressionada enquanto pressiona outra tecla. A função mais comum de SHIFT é alternar entre maiúsculas e minúsculas durante a digitação.

Setas de rolagem: Em geral estas teclas movimentam o cursor dentro de um texto nas quatro direções possíveis: para cima, para baixo, para esquerda ou  para direita.

Tab: (TABulate). É a tecla de tabulação. Quando estiver digitando texto pressione TAB para saltar até a próxima marca de tabulação do texto.


Veja também: Lista de supermercado em Excel

Chega de fazer listinha em papel, baixe a planilha e leve no celular.
Baixe a versão editável grátis na área de Downloads para usuários cadastrados. Assista ao vídeo e veja como usar a planilha.

Teclas de função: (F1, F2, F3, … F12) São teclas sem função específica mas que podem ser usadas pelos programadores para funções especiais. Cada programa usa as teclas de função de um jeito próprio. Muitas vezes o programa nem aproveita as teclas de função.

Comente com Facebook

103 thoughts on “Funções das teclas do teclado

  1. leonel 03/09/2013 at 12:05

    algumas teclas do meu portátil deixaram de fazer as suas funções e não sei como voltar a dar pode-me ajudar?

  2. daniel almeida 20/10/2013 at 21:32

    valeu mesmo que ótimo site ajudou bastante no meu trabalho escolar”!!!!!!!!!!!!

  3. jaqueline dutra 16/04/2014 at 14:56

    alex idiotaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  4. Edilene 27/04/2014 at 10:58

    Adorei esta página, tirei as minhas dúvidas.
    Obrigada!!!!

  5. DODÓ 30/06/2014 at 10:36

    ÓTIMO CONTEÚDO….ADORO ESTUDAR INFORMÁTICA…..

Sua opinião me interessa