Travessão

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.0/5 (8 votes cast)

O travessão é usado com funções variadas que, na maioria dos casos, não são de nível lingüístico, como veremos a seguir. O travessão deve ser inserido no texto entre espaços em branco. Ele não está presente nos teclados brasileiros de computador, mas pode ser inserido no texto por meio do atalho ALT+0150 (mantenha pressionada a tecla ALT enquanto digita 0150 no teclado numérico).

Indicar mudança de foco

O travessão é inserido nas mudanças de foco do discurso. A função, nesse caso, é supra lingüística. Com ele, podemos marcar vários casos de alteração de foco como:

  • De narrador passando a personagem.
  • De personagem passando a narrador.
  • De personagem passando a outro personagem.

Veja os três casos, no exemplo a seguir:

Virgília ficou desorientada. No dia seguinte achei-a triste, na casa de Gamboa, à minha espera; tinha dito tudo a Dona Plácida que buscava consolá-la como podia. Não fiquei menos abatido.

Você há de ir conosco – disse-me Virgilia.

Está doida? Seria uma insensatez.

Mas então …?

Então é preciso desfazer o projeto.

É impossível.

Já aceitou?

Parece que sim.

Levantei-me, atirei o chapéu a uma cadeira, e entrei a passear de um lado para o outro, sem saber o que faria.

( Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
Ed. Abril – 1978 – pág. 108)

Nesse uso, o travessão pode ocorrer tanto no início como no meio de parágrafo. A transição de foco de personagem a narrador não requer travessão quando se dá em novo parágrafo. Entende-se que parágrafo iniciado sem travessão é proferido pelo narrador.

Esse uso pode ocorrer também em textos não literários como, por exemplo, citações textuais em textos jornalísticos, embora nesse caso as aspas sejam mais usadas.

Delimitar aposições

O travessão pode ser usado em função típica de dois pontos para separar dois termos contíguos de uma aposição. Trata-se de função sintática que no discurso oral pode ser realizada com o uso de pausas. Exemplo:

As ciências naturais – Física, Química e Biologia – começaram a se formar ainda na  Antigüidade.

Delimitar intercalações

Intercalações podem ser delimitadas por vírgulas, parênteses, ou então, por travessões. A função aqui é sintática e equivale a pausas do discurso oral. Um exemplo:

A nossa família saía a recebê-lo; minha mãe era a primeira que lhe beijava a mão. Então o imperador, todo risonho, sem entrar na sala ou entrando – não me lembra bem, os sonhos são muitas vezes confusos –, pedia a minha mãe para que me não fizesse padre – e ela, lisonjeada e obediente, prometia que não.

(Dom Casmurro – Machado de Assis – Ed. Abril – 1978 – pág. 212)

Isolar frases complementares

Frases consideradas complementares em um período podem ser isoladas pelo travessão. No exemplo anterior, Machado de Assis nos mostra esse uso ao isolar com travessão um trecho final do parágrafo. Cabe ao redator subjetivamente decidir se o trecho isolado tem característica complementar, pois do ponto de vista sintático, não há como tomar essa decisão. Trata-se de um uso tipicamente retórico que no discurso oral pode ser simulado com uso da pausa ou de entonação diferenciada.

Enfatizar trechos do enunciado

É possível enfatizar um trecho específico do enunciado colocando-o entre travessões. Efeito similar se consegue usando negrito, itálico, ou, no discurso oral, entonações enfáticas. Trata-se de um uso retórico. Exemplo:

A culpa – tanta vezes negada – estava agora comprovada de forma cabal.

Ligar pólos de um itinerário

São exemplos: ferrovia Norte Sulponte aérea Rio São Paulo.

O uso do travessão se estende também à ligação de termos que formam pólos em outras acepções. Exemplo: rivalidade esportiva Brasil – Argentina,confronto EUA – URSS. Temos aqui um uso retórico com finalidade de sublinhar a polaridade entre os termos.

Travessão, 4.0 out of 5 based on 8 ratings

Sobre Radamés

Engenheiro químico curitibano pela UFPR, produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.
Esse post foi publicado em Grafologia com a(s) tag(s) , , . Coloque o link permanente como favorito.

Uma Resposta para Travessão

  1. GMPrudente disse:

    O travessão pode ser inserido nos teclados Microsoft pelo atalho Alt+0151 (—). O atalho Alt+0150 insere, em vez disso, a meia-risca (–).

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -1 (from 1 vote)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− sete = 1

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>