Descrição

É raro a descrição ocorrer isolada da narração e vice-versa. Tanto que os conceitos de descrição e narração são mais pressupostos metodológicos do que resultado da observação experimental dos discursos.

Descrição é um tipo de discurso que dá ao receptor a situação vigente do universo narrativo considerado que, não raro, é o universo de objetividades. É o discurso sobre o que é imutável ao longo da ocorrência dos fenômenos. É discurso sobre o que é.

Narrar é informar, através do discurso, sobre a mutação das coisas. A narração trata dos fatos, da ação. Narrar é dizer o que acontece.

Narratologia

Tipos de descrição

Tradicionalmente, as descrições são classificadas pelo assunto que abordam. Nessa classificação, dois tipos se destacam: a descrição geográfica e o retrato. A descrição geográfica trata da aparência das coisas não humanas tal qual se dão à percepção. O retrato trata das aparências do ser humano, enquanto indivíduo ou tipo, tanto físicas como de caráter e ideologia.

Uma outra forma de classificar as descrições é pelo critério da ordem, com a qual apresentam as partes do discurso. Há descrições topográficas, de background progressivo, de complexidade crescente, em ordem atenuante ou agravante, conforme o caso.

Os tipos de ordenação são muitos e incluem também o caso da ausência de ordem.

Um outro critério de classificação é o das características do que se descreve sobre o objeto. Há descrições:

  • Classificatórias. Organizam as partes segundo uma taxonomia.
  • Fisiológicas. Explicam a função e o funcionamento das partes.
  • Organizacionais. Explicam as relações entre as partes.

Semelhanças da descrição com a narração

Descrição e narração são categorias de uma mesma classe. Enquanto uma explana, informa uma situação, a outra explana as mutações da situação. Ambas são referência a um universo que pode ser o universo objetivo.

Veja também:

Temos que falar o português correto? Uma questão polarizada há décadas.

Download gratuito:

  Conjugador de verbos em Excel

   Narratologia – a arte de contar histórias

   Elementos de Retórica

Sua opinião me interessa