Todo mundo conhece aquele sanduíche que leva hambúrguer, salada (alface e tomate), maionese e queijo (cheese). A maioria das lanchonetes anuncia o produto como x-salada e outras, em menor número, como cheese-salada. O x-salada é um item da culinária fast food vendido aos milhões nas lanchonetes do Brasil, mas a sua ortografia ainda não foi fixada nos dicionários nem no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
A análise desse caso pitoresco renderia uma monografia a um desocupado, mas para os propósitos deste post bastam algumas perguntas sem resposta.
Fora do dicionário. Por que x-salada não está no dicionário se hambúrguer e misto-quente estão? Se servir de consolo, bauru e beirute também não foram dicionarizados. Que estranhos desígnios fazem com que um sanduíche popular esteja no dicionário e outro não? É porque essas palavras nasceram como nomes fantasia, dirão uns. Nem todas as palavras são palavras para dicionário dirão outros. É preciso ter paciência, vão lembrar os mais zen.
Grafia correta. Qual é a grafia correta para x-salada (cheese-salada)? Muita gente faz piada com o x dizendo que só o usa quem não sabe escrever cheese, mas aqui vai um lembrete: o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é contrário ao uso de grafias estrangeiras nas palavras nacionais. Assim, cheese não é uma grafia portuguesa válida, pelo menos nos rigores do Acordo.
Como escrever o nome desse calórico sanduíche, então? Já não bastava a implicância dos nutricionistas e dos antiamericanos contra o cheese-salada e agora também a dos letrados. Que tal, escrevermos xis-salada ou tchis-salada? Pensando bem, temos que levar em conta as novas regras para o hífen. Será que o correto é xissalada ou chissalada? Nossa, essa reflexão toda me deu fome. Acho que vou ali na esquina pedir um x-bacon, ou seria xisbeicom?
Falando sério
Se você veio aqui buscando a grafia correta para o calórico sanduíche só o que posso lhe apresentar é a tabela abaixo com a frequência no Google de várias grafias possíveis:
Grafia | Ocorrências exatas no Google * |
xis-salada | 30.500 |
xis salada | 30.700 |
Cheese-salada | 61.900 |
Cheese salada | 69.500 |
x salada | 328.000 |
x-salada | 362.000 |
Letras
Esta categoria traz postagens com assuntos polêmicos, curiosos ou cotidianos envolvendo linguagem.
- Essa língua portuguesa!
- Essa reforma ortográfica!
- Aquele que não se deve nomear
- Átomo: partícula divisível
- Como se pede um x-salada (cheese-salada)?
- O que letras maiúsculas têm a ver com Saci-Pererê e Lúcifer
- Puxar a descarga ou apertar a descarga?
- Trema na lingüiça
- A literatura nunca evolui
- Ler muito enlouquece?
- Made in Brasil ou Made in Brazil?
- O fim da letra cursiva
- O planeta é dos macacos ou dos símios?
- O úrtimo dedo de prosa caipira
- Os preconceito linguístico
- Por que solucionática não está nos dicionários?
- Teste para poetas
- Tradutor português/internetês
- Três maneiras de falar o nome dos lugares
Aqui em Joinville, quando solicitamos o mencionado sanduíche, pedimos da seguinte maneira “Me vê um xis”.
o mais correto então seria,cheese salad
Agora você complicou de vez, rs.
Aqui em Manaus se ve muito em lanchonetes o seguinte anúncio: “3x salada 10 reais” . Esta correto? ou correto seria “3x saladas ?” (Me refiro a pluralidade da palavra)
Boa pergunta. Acho que faria mais sentido dizer 3 x-saladas.
Continuo com minha dúvida, não encontrei a resposta para a minha pergunta. Mas ao chegar na lanchonete vou falar o seguinte: vocês têm X-salada? Se a resposta for sim, eu falo: quero dois.