Cronograma de projeto com gráfico Gantt em Excel

Controle o cronograma de seu projeto no Excel e visualize o andamento das etapas em um gráfico Gantt. É a solução prática que dispensa programas dispendiosos e funciona bem com projetos menos sofisticados.

Baixe a planilha:

Assista ao vídeo e veja como usar a planilha.

Existem no mercado vários gerenciadores de projeto sofisticados e ricos em recursos como o Project da Microsoft, mas se o seu projeto não precisa de toda a sofisticação de um software dedicado a gerenciamento, você pode resolver seu problema com uma planilha de Excel.

Cronograma de projetos Gantt

Cronograma em modo real

Muitas soluções para cronogramas enfatizam as diferenças entre previsto e realizado. O usuário cadastra datas iniciais e finais tanto previstas como realizadas.  Na minha opinião essa mesclagem polui o cronograma e, na maioria dos casos é desnecessária. Adotamos a solução do cronograma real, ou seja, registra-se as datas que de fato ocorreram sobrescrevendo as previsões se for o caso. Dessa forma, se perde o histórico das mudanças no cronograma, mas a interface fica mais limpa e fácil de analisar. No final do projeto teremos um cronograma como de fato ocorreu.

Gráfico Gantt usando formatação condicional

É possível simular um gráfico Gantt no Excel de duas formas:uma delas é criar um gráfico empilhado de barras horizontais.e recorrer a alguns truques de formatação para deixá-lo semelhante ao diagrama de Gantt. Outra forma, que adotamos em nossa planilha, é usar formatação condicional para colorir células imitando assim as barras horizontais do diagrama de Gantt.


Veja também: Calendário permanente em Excel

Este calendário vai de 1900 a 2100 e traz feriados, fases da lua, datas comemorativas, estações do ano, horário de verão e algumas coisas mais. Baixe a planilha gratuitamente no link abaixo.

Assista ao vídeo para saber como a planilha funciona.

O método com formatação condicional é mais trabalhoso, porém mais versátil. A ideia básica é formatar as células da planilha colorindo quando a data que a célula representa estiver contida entre o início e o final da etapa do cronograma.

Comente com Facebook

4 thoughts on “Cronograma de projeto com gráfico Gantt em Excel

  1. Idemar Altmann 15/07/2017 at 23:42

    Muito legal a planilha.
    Estou procurando uma forma de incluir uma coluna de predecessora onde poderia lincar a tarefa de término a início digitando o número da linha e o Excel puxe a data de início conforme tem no Project.
    Acredito que com VBA isto seja possível.

    • Radamés 16/07/2017 at 11:32

      Olá, Idemar:
      Nesse caso, você precisa adicionar uma coluna para gravar um ID para cada etapa do projeto. Crie também uma segunda coluna para indicar qual é o ID da tarefa predecessora. Alem disso, tem que criar uma regra para o Excel decidir quando pega a data digitada e quanto pega a data final da etapa predecessora. Acho que isso pode ser feito apenas com funções do Excel sem recorrer a VBA. O que pode dar um pouco de trabalho é criar um mecanismo que restrinja a repetição dos IDs.

      • Idemar Altmann 16/07/2017 at 19:41

        Pois pode ser, sou meio leigo no Excel então não consegui pensar em como fazer esta ligação.
        Teria que ser para ele reconhecer o número digitado e puxar a data da pelo número linha .
        EX: Na coluna B tenho as datas iniciais.
        Na coluna C tenho as datas finais.
        Na coluna D seria as Predecessoras.
        Se coluna D5 eu digitar o número 2 em B5 ele puxaria a data inicial baseado pela data final da célula C2.
        Assim eu conseguiria lincar as tarefas de término a início aleatoriamente.

  2. Radamés 16/07/2017 at 20:11

    É isso. Apenas lembrando que o Excel terá que seguir uma regra de desempate. Se ele encontrar uma data final digitada e na mesma linha tiver um ID de predecessora digitado o que vale é a data associada à etapa predecessora. A data digitada nesse caso será ignorada.

Sua opinião me interessa