Consoantes da língua portuguesa brasileira

a língua portuguesa brasileira, usamos 19 consoantes, representadas na tabela a seguir, onde estão classificadas pelas suas características de produção no aparelho fonador.

Fonética

Papel da cavidade nasal Oral Nasal
Modo de articulação Oclusiva Constritiva Oclusiva
Fricativa Lateral
aproximante
Vibrante
Papel das cordas vocais Surda Sonora Surda Sonora Sonora Sonora Sonora
Ponto de articulação Bilabial / p /
pato
/ b /
barco
/ m /
mapa
Labiodental / f /
fita
/ v /
vida
Linguodental / t /
ou

tato
/ d /
ou

dedo
Alveolar / s /
sapo
/ z /
zíper
/ l /
lado
/ r /
arara
/ n /
neto
Pós-alveolar / x /
ou

xeque
/ j /
ou

jato
Palatal / λ /
ou

telha
/ ñ /
ou

lenha
Velar / k /
casa
/ g /
gato
Uvular / R /
rato

Nos casos em que há diferença entre a TBB (Transcrição biunívoca brasileira) e a TIPA (Transcrição da International Phonetic Association), incluímos as duas representações: a TBB entre barras e a TIPA entre colchetes.

Veja também: Conjugador de verbos em Excel

Para provar que existe lógica em nossa língua resolvi criar um conjugador de verbos em Excel. Baixe a planilha e use no celular ou no computador.
Download

Assista ao vídeo, veja como a planilha funciona e entenda melhor o nosso sistema de verbos.

1 pensou em “Consoantes da língua portuguesa brasileira

  1. Obrigado pelas dicas! Eu sou venezuelano e estou aprendendo a sua língua. Eu acho que é muita boa e linda demais. Eu escrevo ao senhor, por que tenho algumas dúvidas sobre a língua que estão me dando muitos problemas para eu entender. Algumas vézes, eu tenho leido orações deste jeito: “A minhã mãe é arquiteta” mas, eu também tenho olhado a mesma oraçõe assim: “Minhã mãe é arquiteta” y as pessoas que eu conheço que falam português, me dizeram que as duas formas são corretas, mas nenhuma dessas pessoas, têm sabido me explicar quando eu debo escrever ou não escrever oa artigos (a) e (o). Eu lei o seu artigo sobre os acentos e acho que o senhor é uma pessoa que conhece a língua a profundidade. Eu gostaria que o senhor possa me ajudar para eu poder entender sobre isto. Muito obrigado.

Sua opinião me interessa