Cidade das artes e das ciências de Valência

Após a enchente de 1957 o curso do rio Turia foi desviado para que suas águas não passassem mais pelo centro de Valência. No antigo leito do rio foi construída a Cidade das Artes e das Ciências, um complexo urbanístico e arquitetônico destinado ao entretenimento e à cultura. O projeto da maioria das construções foi entregue ao engenheiro civil natural de Valência Santiago Calatrava, que na época já gozava de prestígio internacional.

A primeira construção do complexo foi inaugurada em 1998, mas boa parte do projeto foi concluída já no século XXI. A Cidade tornou-se o destino de visitantes do mundo inteiro graças à concentração de atrações culturais além do espetáculo arquitetônico que, em si, já é bom motivo para a visitação.

Cidade das artes e das ciências em Valência

Engenheiro arquiteto

Na Cidade, Santiago Calatrava mostrou que ainda é possível revolucionar a arquitetura. Dizem que ele promove o encontro da arquitetura com a engenharia. São famosas as suas pontes espalhadas pelo mundo. Na Cidade das Artes suas obras brancas se integram ao azul intenso do céu de Valência. A estrutura dos edifícios fica exposta, aliás, a estrutura nas obras de Calatrava é fundamental para seu projeto estético. Formas estranhamente orgânicas: um olho, uma baleia, uma ossada, uma concha? As construções de aço, concreto e vidro da Cidade surpreendem. Os prédios de Calatrava podem ser criticados como extravagantes e pouco funcionais, podem acusá-lo de não aproveitar bem os espaços, mas certamente ninguém há de ficar indiferente à criatividade das suas formas ousadas.

Fazem parte do complexo:

  • L’Hemisfèric. Planetário e cinema iMax.
  • El Museu de les Ciències Príncipe Felipe. Museu interativo de ciências.
  • L’Umbracle. Horto coberto.
  • L’Oceanogràfic. Aquário oceanográfico.
  • El Palau de les Arts Reina Sofia. Teatro de ópera e espaço de eventos.
  • El Puente de l’Assut de l’Or.
  • L’Àgora. Praça coberta.

A Cidade das Artes seria um parque temático da cultura? Talvez, o fato é que é raro encontrar pelo mundo afora  complexos que concentrem tantos espaços destinados ao lazer cultural e ainda de quebra sejam um primor arquitetônico.

Imagens no Flickr

Informações

Ciudad de las Artes y de las Ciencias de Valencia
Valência, Espanha
Arquitetos: Santiago Calatrava e Félix Candela
Inauguração do planetário em 1998

Imagens do Wikimedia Commons

Arquitetura

Um comentário em “Cidade das artes e das ciências de Valência

Sua opinião me interessa