Puxar a descarga ou apertar a descarga?

A maneira como nos expressamos revela muito sobre nós mesmos. Houve um tempo em que as descargas com cordinha de puxar predominavam nos banheiros. Hoje, esse tipo de descarga é usado apenas em construções de baixo custo. As construções de melhor padrão usam descargas operadas com o aperto de um botão. O que concluímos disso? Se você diz puxar a descarga pode ser visto como uma pessoa antiga ou de baixo custo. Se você diz apertar a descarga poderá ser considerado como recente ou de alto custo.

A linguagem está cheia de rótulos colados às expressões. Como você se expressa sobre níveis de instrução? Você diz primário, ginásio e colegial; primeiro e segundo graus; ou então, ensino fundamental e médio? Como você se refere às pessoas que trabalham em uma empresa: empregados, funcionários ou colaboradores? O trabalhador bate o cartão ou passa o cartão?

No tempo das videolocadoras eu dizia que peguei uma fita. Meu filho, ao escutar isso tirava uma casquinha e perguntava se ia rebobinar o DVD. Pois é, a evolução tecnológica e social é mais rápida que nossa capacidade de reciclar as palavras. Pode ser que em breve a Informática chegue aos banheiros e seja possível clicar na descarga, mas ainda assim haverá uma saída infalível para se expressar de forma neutra. Após usar o banheiro é só dar descarga.

Veja também:

Temos que falar o português correto? Uma questão polarizada há décadas.

Download gratuito:

  Conjugador de verbos em Excel

   Narratologia – a arte de contar histórias

   Elementos de Retórica

Sua opinião me interessa