Men in black e os cucarachas

Esses tempos de terrorismo globalizado em que vivemos me faz lembrar do filme Homens de Preto. Não sei se sou o único a implicar com os filmes da série embora tenha me divertido bastante com eles. Mas é impossível não fazer algumas perguntas depois de assisti-los: por que o perigoso inimigo alienígena que quer dominar o planeta é justamente uma barata gigante? Por que os aliens estão sempre disseminados na sociedade americana e envolvidos em atividades prosaicas e insuspeitas? Por que alguns aliens são do bem e outros são do mal? Por que alguns são úteis e outros devem ser banidos do planeta? Por que a tarefa de livrar o planeta da escória do universo cabe a alguns poucos iluminados que vestem preto? Por que a tarefa de proteger o planeta cabe a tão poucos que carregam tão pesado fardo?


Veja também: Planilha de filmes para cinéfilos

Quer organizar melhor a sua lista de filmes assistidos ou favoritos? Então baixe a planilha a seguir e tenha um controle de suas viagens pelo mundo do cinema.
Download
Assista ao vídeo e veja como a planilha funciona. .

Inevitavelmente, penso nos aliens como inimigos da sociedade americana que querem se infiltrar naquele magnífico status quo para corrompe-lo. Ora, cucaracha é a forma como se trata pejorativamente os hispanos que ocupam atividades de pouco prestígio na sociedade americana. Por extensão, seriam cucarchas também os demais imigrantes ilegais e outras formas alienigenas que ameaçam a América. Os filmes de ficção bem sucedidos exploram os medos coletivos da sociedade. Como se vê, os americanos temem aliens, cucarachas, ou qualquer ameaça que venha de fora de suas seguras fronteiras.

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Sua opinião me interessa