Esses tempos de terrorismo globalizado em que vivemos me faz lembrar do filme Homens de Preto. Não sei se sou o único a implicar com os filmes da série embora tenha me divertido bastante com eles. Mas é impossível não fazer algumas perguntas depois de assisti-los: por que o perigoso inimigo alienígena que quer dominar o planeta é justamente uma barata gigante?
Por que os aliens estão sempre disseminados na sociedade americana e envolvidos em atividades prosaicas e insuspeitas? Por que alguns aliens são do bem e outros são do mal? Por que alguns são úteis e outros devem ser banidos do planeta? Por que a tarefa de livrar o planeta da escória do universo cabe a alguns poucos iluminados que vestem preto? Por que a tarefa de proteger o planeta cabe a tão poucos que carregam tão pesado fardo?
Inevitavelmente, penso nos aliens como inimigos da sociedade americana que querem se infiltrar naquele magnífico status quo para corrompe-lo. Ora, cucaracha é a forma como se trata pejorativamente os hispanos que ocupam atividades de pouco prestígio na sociedade americana.
Por extensão, seriam cucarachas também os demais imigrantes ilegais e outras formas alienígenas que ameaçam a América. Os filmes de ficção bem sucedidos exploram os medos coletivos da sociedade. Como se vê, os americanos temem aliens, cucarachas, ou qualquer ameaça que venha de fora de suas seguras fronteiras.